CARTA ABERTA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO NEGA A DISPENSA DE PONTO AOS REPRESENTANTES ESCOLARES PARA FAZER REUNIÃO COM A APROMAM.
A APROMAM através dos Representantes Escolares (RE’s) objetiva fortalecer e mediar as relações entre as escolas e vice-versa, possibilitar o acesso das informações por meio de discussões e reuniões, eliminar o ruído na comunicação, levantar problemas e propor soluções cabíveis, bem como manter os associados informados sobre os encaminhamentos e as atividades desenvolvidas pela APROMAM. Desta forma, urge a necessidade de realizarmos reuniões periódicas e estipulamos 3 (três) datas de reuniões no decorrer deste ano letivo.
No dia 05 de abril de 2022, enviamos o ofício nº 20/2022 à Secretaria de Educação requerendo a dispensa de ponto, de um representante por escola para participar de 3 (três) reuniões programadas durante este ano letivo. Como não obtivemos resposta, no dia 06 de junho de 2022, enviamos o ofício nº 36/2022 notificando a pendência da resposta do ofício anterior e solicitando novamente a dispensa de ponto para um representante escolar por escola, propondo 3 datas: 01/07/2022, 16/09/2022 e 04/11/2022.
No dia 14 de junho de 2022, a Secretaria de Educação respondeu via ofício nº 320/2022, o ofício nº 36/2022 da APROMAM, atendendo a solicitação da dispensa de ponto nas 3 (três) datas supracitadas solicitando para tanto enviássemos o nome completo dos representantes escolares, nº do registro funcional, local e horário de trabalho, para a organização e realocação do quadro de servidores.
Em função da resposta positiva enviada pela Secretaria da Educação, a APROMAM enviou no dia 24 de junho de 2022, o ofício nº 42/2022, solicitando a dispensa de 28 servidores, pois nem todos os representantes solicitaram a dispensa do ponto, para o dia 01 de julho de 2022, data esta da primeira reunião.
Diante do exposto, organizamos o nosso quadro com os representantes das escolas e seus respectivos suplentes, montamos um grupo específico de WhatsApp para alinharmos a nossa primeira reunião em dois horários para que todos pudessem participar.
Na data de hoje, dia 30 de junho de 2022, recebemos um ofício da Secretaria de Educação nº 339/2022, aludindo que a ausência dos servidores na data regular apontada, por ser um dia letivo, causará prejuízos financeiros e administrativos à municipalidade, desta forma negaram a dispensa de ponto e se “algum integrante da referida relação desejar ausentar-se de suas funções na data pretendida ou qualquer outra do ano letivo, terá a liberdade de fazê-lo, sujeitando-se, contudo, às consequências administrativas e repercussões legais eventualmente apuradas…”.
A atual administração tem um discurso de autonomia, representatividade, gestão democrática, mas, na prática, na ação, tenta todo tempo intimidar, coagir e desqualificar o trabalho de nossa Associação, talvez porque não nos vendemos e de fato cumprimos com nosso papel de defender os direitos de nossos associados. Citando Paulo Freire (que a atual administração usa tanto, mas não coloca em prática) “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática.”
É legítimo o direito a composição dos representantes de escola e que estes possam se manifestar nas reuniões sem nenhum tipo de consequência, desde que se respeite o previsto nas normas vigentes. O que causa espanto e admiração é saber que tudo isso é feito por uma administração que ventila o discurso do chão da fábrica, do chão da escola, que eram representantes de entidades de classe, e pasmem, defendiam o que estão intimidando hoje.
Concluímos que há bipolaridade nas respostas e infelizmente teremos que realizar as reuniões fora do horário de trabalho dos representantes escolares. Será que esse mesmo peso e medida será usado para as demais entidades classistas? Não aceitaremos nenhum tipo de ameaça ou intimidação.
Seguimos firmes em nosso propósito e juntos somos mais fortes na luta.
Associe-se!
Diretoria Executiva
