Dia das professoras e professores: comemoração e reflexão.
Neste dia em que celebramos a categoria mais importante para o desenvolvimento de um país, muitas são as coisas que acabam chegando a nossa memória, dentre elas estão as alegrias e momentos inesquecíveis vivenciados em sala de aula, mas também, se somam a estas lembranças os desafios que ainda cercam a nossa profissão.
Ser professora e professor é sem dúvida ser desafiado todos os dias pelo “formar gente”, auxiliar as novas gerações em desenvolvimento a se encontrar com aquilo que a nossa espécie humana produziu, seja de grandioso, de pobre, aprender, refletir, em suma, fazer-se no mundo.
A ação docente é sem dúvida o elemento base para que uma sociedade que possua um projeto avance e alcance seus maiores objetivos, que no caso, da sociedade brasileira se resumem na paz, solidariedade, justiça social e prosperidade da nação.
Entretanto, para além dos discursos românticos que vamos receber nesta data, nos cabe aqui relembrar que nossa categoria nunca foi tão aviltada e atacada como nos últimos anos. Durante o último governo federal, nossa profissão foi a que mais sofreu com as reformas, tanto a trabalhista, que precarizou as relações de trabalho, como com a reforma da previdência social que ampliou de modo brutal o tempo de serviço para a aposentadoria e retirou o entendimento da especialidade da nossa ação laboral ao longo do tempo.
Esses retrocessos se somam a péssima gestão do governo municipal atual em matéria educacional, estado tão lamentável que nos encontramos, que assistimos nossos profissionais serem submetidos a jornadas exaustivas e desumanas, provocadas na maior parte das vezes pela ausência de funcionários, de remuneração adequada, de um plano formativo atual e sem dúvida, pela falta de respeito dos atuais gestores da Secretaria de Educação.
Este é um dia de festa, mas também um dia de luta, seguiremos unidos para que nosso dia não seja apenas uma memória vazia, mas um espaço de voz, vez e lugar a todas e todos que dedicam suas vidas para construir um Brasil livre, humano e escolarizado.
Parabéns a todas e todos que neste imenso Brasil continuam a fazer o futuro acontecer.