Você está visualizando atualmente Boas festas

Boas festas

Quando um ano termina os sentimentos de fé e esperança renovam-se e a nossa vontade de vencer é sempre maior!
O professor, sociólogo, antropólogo, escritor e patrono da sociologia brasileira, Florestan Fernandes (1920-1995), deixou em seu legado teórico que “A educação é o mais grave dilema social brasileiro. A sua falta prejudica da mesma forma que a fome e a miséria, ou até mais, pois priva os famintos e miseráveis dos meios que os possibilitem a tomar consciência da sua condição, dos meios de aprender a resistir a essa situação […]”. Aludia que “ […] o objetivo último da educação escolarizada não está em ‘fazer a cabeça do estudante’. Mas em inventar e reinventar a civilização sem barbárie.”

Qual é o conceito ideal de civilização sem barbárie? Será que é o conceito que estamos vivendo mundialmente? Será que é o conceito que estamos vivendo na Educação?

São avanços em meio a retrocessos! Assim se caracterizou 2023: um ano de altos e baixos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Covid-19 não era mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, tivemos evoluções significativas como a tecnologia 5G, Inteligência Artificial, sistemas autônomos, aplicativos sustentáveis, criptografia, metaverso, dentre outras. Tivemos mudança presidencial, mudanças climáticas com temperaturas altíssimas, enchentes e secas, conflitos armados fora do Brasil e guerra fria dentro do Brasil, ataques às escolas, altos índices de miséria, feminicídio, doenças relacionadas à saúde física e mental, a continuidade do sucateamento das escolas públicas e partindo para a nossa realidade local, muitas creches superlotadas, sem preocupação com o bem-estar das crianças e servidores.
Desejamos que em 2024 as promessas e teorias lindas saiam do papel e tornam realidade, que todos tenhamos força e tranquilidade para enfrentarmos um ano que está por chegar, que nossos sentimentos de coragem, superação e justiça possam estar presentes.

Agradecemos imensamente a todos os associados que acreditaram e acreditam no nosso trabalho, na luta pelos direitos dos servidores da Educação da rede municipal de Mauá
Compartilhamos aqui os nossos sinceros votos de Boas Festas!
Que não percamos a fé em dias melhores!
A APROMAM somos NÓS e juntos somos mais fortes!

Diretoria Executiva