“Desvendado o Transtorno do Défict de Atenção/Hiperatividade – TDAH”

100 horas
Todos os níveis
14 aulas
1 quiz
1 aluno

EMENTA:

Diferenças entre dificuldade de aprendizagem e transtornos; Definição de TDAH; Contexto e Classificação; O que é DSM e sua importância; Classificação do TDAH no DSM-5; Breve histórico dos primeiros estudos sobre TDAH; Diferenças entre DDA, TDA e TDAH; Mudanças no diagnóstico do TDAH do DSM-IV para o DSM-5; Apresentações do TDAH: TDAH com predominância de desatenção, TDAH com predominância de hiperatividade/impulsividade, TDAH com sintomas mistos; Critérios diagnósticos do TDAH; Opções de tratamento: farmacológicas e não farmacológicas; Funcionamento cerebral e TDAH; Estratégias de ensino para alunos com TDAH; Adaptações curriculares e práticas inclusivas; Orientações para Famílias; Manejo do TDAH em casa; Dicas de comunicação e apoio emocional; Manifestação do TDAH na vida adulta; Impactos na vida profissional e social; Legislação e Políticas Públicas; Análise da Lei Federal nº 14.254/2021; Direitos e acompanhamento de educandos com TDAH; Lidando com estresse e alterações de humor; Estratégias para organização e administração do tempo; Mitos sobre o TDAH; Desmistificando concepções errôneas; Promovendo a conscientização e a compreensão do TDAH.

Objetivos Geral do Curso:

Objetivo Geral: Capacitar os participantes a compreenderem o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), suas definições, diagnósticos, impactos e estratégias de manejo para diferentes contextos (escolar, familiar e adultos).

Objetivos Específicos:

  1. Compreender as Definições e Conceitos Básicos
    • Diferenciar dificuldade de aprendizagem de transtornos, incluindo TDAH.
    • Definir o que é TDAH e suas características principais.
  2. Explorar o Contexto e a Classificação do TDAH
    • Entender o que é o DSM e sua importância no diagnóstico de transtornos mentais.
    • Conhecer a classificação do TDAH no DSM-5 e as mudanças em relação ao DSM-IV.
    • Analisar a evolução histórica dos estudos sobre TDAH.
  3. Distinguir Tipos e Sintomas do TDAH
    • Identificar as diferenças entre DDA, TDA e TDAH.
    • Reconhecer as diferentes apresentações do TDAH: desatenção, hiperatividade/impulsividade e sintomas mistos.
  4. Diagnóstico e Tratamento
    • Compreender os critérios de diagnóstico do TDAH.
    • Discutir opções de tratamento e sua eficácia.
    • Explorar o funcionamento cerebral relacionado ao TDAH.
  5. Orientações para Educação e Apoio
    • Fornecer orientações práticas para escolas que atendem alunos com TDAH.
    • Propor estratégias para famílias lidarem com o TDAH em casa.
  6. Abordar o TDAH ao Longo da Vida
    • Discutir a manifestação do TDAH em adultos, incluindo gerenciamento de estresse e organização pessoal.
    • Explorar a administração do tempo e o impacto do TDAH na vida diária.
  7. Legislação e Políticas Públicas
    • Examinar a Lei Federal nº 14.254/2021 e seu impacto no acompanhamento de educandos com TDAH.
  8. Desmistificar o TDAH
    • Identificar e esclarecer mitos comuns sobre o TDAH, promovendo uma melhor compreensão do transtorno.
Avatar do usuário

Professora Alaide Palagano

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Gestão Escolar, Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Supervisão Educacional e Neuropsicopedagogia. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade UNIDA. Atuou como Professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Artes, Musicalização, Coordenadora, Vice-diretora, Formadora e Coordenadora do PNAIC/Mauá e do Projeto Mais Alfabetização/Mauá. Ingressou concursada na Prefeitura de Mauá/SP como Supervisora de Ensino em 2016 até a presente data. Atua como Diretora de Educação e Formação da APROMAM, gestão 2020/2025.
×
×

Carrinho

×