EMENTA:
Diferenças entre dificuldade de aprendizagem e transtornos; Definição de TDAH; Contexto e Classificação; O que é DSM e sua importância; Classificação do TDAH no DSM-5; Breve histórico dos primeiros estudos sobre TDAH; Diferenças entre DDA, TDA e TDAH; Mudanças no diagnóstico do TDAH do DSM-IV para o DSM-5; Apresentações do TDAH: TDAH com predominância de desatenção, TDAH com predominância de hiperatividade/impulsividade, TDAH com sintomas mistos; Critérios diagnósticos do TDAH; Opções de tratamento: farmacológicas e não farmacológicas; Funcionamento cerebral e TDAH; Estratégias de ensino para alunos com TDAH; Adaptações curriculares e práticas inclusivas; Orientações para Famílias; Manejo do TDAH em casa; Dicas de comunicação e apoio emocional; Manifestação do TDAH na vida adulta; Impactos na vida profissional e social; Legislação e Políticas Públicas; Análise da Lei Federal nº 14.254/2021; Direitos e acompanhamento de educandos com TDAH; Lidando com estresse e alterações de humor; Estratégias para organização e administração do tempo; Mitos sobre o TDAH; Desmistificando concepções errôneas; Promovendo a conscientização e a compreensão do TDAH.
Objetivos Geral do Curso:
Objetivo Geral: Capacitar os participantes a compreenderem o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), suas definições, diagnósticos, impactos e estratégias de manejo para diferentes contextos (escolar, familiar e adultos).
Objetivos Específicos:
- Compreender as Definições e Conceitos Básicos
- Diferenciar dificuldade de aprendizagem de transtornos, incluindo TDAH.
- Definir o que é TDAH e suas características principais.
- Explorar o Contexto e a Classificação do TDAH
- Entender o que é o DSM e sua importância no diagnóstico de transtornos mentais.
- Conhecer a classificação do TDAH no DSM-5 e as mudanças em relação ao DSM-IV.
- Analisar a evolução histórica dos estudos sobre TDAH.
- Distinguir Tipos e Sintomas do TDAH
- Identificar as diferenças entre DDA, TDA e TDAH.
- Reconhecer as diferentes apresentações do TDAH: desatenção, hiperatividade/impulsividade e sintomas mistos.
- Diagnóstico e Tratamento
- Compreender os critérios de diagnóstico do TDAH.
- Discutir opções de tratamento e sua eficácia.
- Explorar o funcionamento cerebral relacionado ao TDAH.
- Orientações para Educação e Apoio
- Fornecer orientações práticas para escolas que atendem alunos com TDAH.
- Propor estratégias para famílias lidarem com o TDAH em casa.
- Abordar o TDAH ao Longo da Vida
- Discutir a manifestação do TDAH em adultos, incluindo gerenciamento de estresse e organização pessoal.
- Explorar a administração do tempo e o impacto do TDAH na vida diária.
- Legislação e Políticas Públicas
- Examinar a Lei Federal nº 14.254/2021 e seu impacto no acompanhamento de educandos com TDAH.
- Desmistificar o TDAH
- Identificar e esclarecer mitos comuns sobre o TDAH, promovendo uma melhor compreensão do transtorno.
Cronograma
- 3 Sections
- 14 Lessons
- 100 horas
- Orientações ao Aluno1
- Apresentação do Curso13
- 2.0Apresentação do curso
- 2.1Aula 1 – Introdução ao TDAH
- 2.2Aula 2 – Contexto e Classificação
- 2.3Aula 3 – Tipologias antigas do TDAH
- 2.4Aula 4 – Apresentações do TDAH
- 2.5Aula 5 – Diagnóstico e Tratamento
- 2.6Aula 6 – Orientações às escolas
- 2.7Aula 7 – Orientações às famílias
- 2.8Aula 8 TDAH em adultos
- 2.9Aula 9 – Legislação e Políticas Públicas
- 2.10Aula 10 – TDAH em adultos dicas
- 2.11Aula 11 Mitos sobre o TDAH
- 2.12Referências
- Avaliação1