EMENTA |
---|
Funcionamento do sistema auditivo. Sistema auditivo central. Sistema auditivo periférico. Estruturas do ouvido externo, médio e interno e suas funções. Estruturas cerebrais e sua função no processamento auditivo. Evolução da terminologia e suas implicações diagnósticas. CID do TPAC. Causas do TPAC. Sintomas e sinais do TPAC. Classificação primária e secundária do TPAC. Diagnóstico do TPAC. Intervenções para alunos com TPAC. Principais habilidades auditivas. Funcionamento, benefícios e implementação do sistema FM (Frequência Modulada). |
Objetivo Geral do Curso
Proporcionar um entendimento aprofundado sobre o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), suas causas, sintomas, diagnósticos e intervenções, capacitando educadores, pais e interessados em compreender o TPAC.
Objetivos Específicos
- Compreender a anatomia e fisiologia do sistema auditivo, incluindo os processos de audição e as estruturas envolvidas.
- Identificar os sintomas e sinais do TPAC, diferenciando-o de outros transtornos auditivos e linguísticos.
- Explorar estratégias de intervenção eficazes, incluindo o uso de tecnologias assistivas, como o sistema FM, para melhorar a comunicação e a aprendizagem.
Cronograma
- 3 Sections
- 15 Lessons
- 90 horas
Expand all sectionsCollapse all sections
- “Habilidades Auditivas: Entendendo o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC)”14
- 1.1Apresentação Curso TPAC
- 1.2AULA 1 – COMO A NOSSA AUDIÇÃO FUNCIONA?
- 1.3AULA 2- SISTEMA AUDITIVO PERIFÉRICO
- 1.4AULA 3 – SISTEMA AUDITIVO CENTRAL
- 1.5AULA 4 – MUDANÇAS NA TERMINOLOGIA DE “DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO” (DPA) PARA “TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO” (TPA) E, EM SEGUIDA, PARA “TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL” (TPAC) E CID
- 1.6AULA 5 – CAUSAS DO TPAC
- 1.7AULA 6 – SINTOMAS E SINAIS DE TPAC
- 1.8Aula 8 – SUBPERFIS SEGUNDÁRIOS DO TPAC
- 1.9AULA 7 – SUBPERFIS DE TPAC
- 1.10AULA 9 – HABILIDADES AUDITIVAS
- 1.11AULA 10- DIAGNÓSTICO
- 1.12AULA 11 – INTERVENÇÕES
- 1.13AULA 12 – USO DO SISTEMA FM (FREQUÊNCIA MODULADA) PARA ALUNOS COM TPAC
- 1.14Referências
- Orientações ao Aluno1
- Avaliação1