EMENTA:
O que é Neuroeducação; Importância da neurociência na educação; Aplicações práticas na sala de aula; Estrutura e função do sistema nervoso; Divisão entre sistema nervoso central e periférico.; Anatomia do encéfalo; Funções das principais áreas do cérebro; Como diferentes regiões do cérebro trabalham em conjunto; Estrutura do neurônio; O que são neurônios; Estruturas dos neurônios; Células da Glia; Onde são encontrados; O que é sinapse; Tipos de sinapses; Estrutura e função do sistema límbico; Emoções x sentimentos; Neurotransmissores; O que é memória; Tipos de memória; A formação da memória; Conexão entre emoções e memória; Exercícios para melhorar a memória; Fatores que prejudicam a memória; Impacto do estilo de vida e hábitos na memória; Estratégias para combater os ladrões de memória; Análise de hábitos pessoais e suas influências na memória; Princípios da Neuroeducação para preservar uma boa memória.
Objetivo do Curso:
Explorar como a Neuroeducação pode ser aplicada para melhorar práticas educacionais, com foco no funcionamento do sistema nervoso, cérebro, memória e saúde cerebral.
Cronograma
- 3 Sections
- 11 Lessons
- 90 horas
- Orientações ao Aluno1
- “Neuroeducação em Ação: Estratégias Baseadas no Funcionamento Cerebral”10
- 2.0Apresentação do curso
- 2.1Aula 1 – Introdução à Neuroeducação
- 2.2Aula 2 – Sistema Nervoso
- 2.3Aula 3 – Encéfalo e Cérebro
- 2.4Aula 4 – Neurônios e Sinapses
- 2.5Aula 5 – Sistema límbico e Emoções
- 2.6Aula 6 – Memória e Processos Cognitivos
- 2.7Aula 7 – Memória e Exercícios
- 2.8Aula 8 – Ladrões de memória
- 2.9Referências
- Avaliação1